Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

nas nuvens

o blog da Catarina

nas nuvens

o blog da Catarina

Querida Lisboa,

20.09.17

Querida Lisboa,

 

O que se passa contigo? Quem és tu, em que é que te tornaste? Gosto tanto de viver aqui, contigo! Do teu ar de menina-e-moça centenária, dos teus dias infinitos de sol e poucos dias de chuva apocalíptica, das tuas pessoas boas e más e simpáticas e antipáticas, do teu rio que parece mar, do céu sempre tão azul, mas também rosa-sonho e laranja-arrebatador. Dos miradouros, dos becos, das escadas, das janelas com roupa a secar.

 

 

Graça

 

Até consigo gostar dos teus defeitos, vê lá. Dos teus passeios desnivelados e escorregadios, do teu trânsito assustador e do teu metro sempre atrasado. Das velhas (e novas) que não limpam o cocó dos seus cãezinhos, dos arrumadores em todas as ruas, dos tuc-tucs (como aguentas?).

 

Então, Lisboa, logo eu que sou tua fã - nortenha de gema, com orgulho e saudade do meu Porto todos os dias - e tu não me queres cá?

 

Bom, até queres. Mas terá que ser por mais de 700 euros por mês, ou numa cave com janelas de 15 cm ou mesmo subcave - seja lá o que isso for. Ou num "charmoso" T1 que mais parece a casa das Polly Pockets, num T3 no meio de prédios feios, pelados, deprimidos. Um quinto andar sem elevador, um quarto sem janela, um quarto que na verdade é uma despensa. Um “loft”, “lol”. Um T0 com “simpático terraço” – maior que a própria casa, em pior estado que todo o bairro. Uma oportunidade única com o chão da cozinha esburacado. Paredes manchadas, mas é só sujidade, não vale a pena pintar. Três rendas. Quatro rendas. Cinco, as que conseguir pagar, porque há quem pague ainda mais. Leilões. Com contrato, mas sem passar nas finanças. Recibos no fim do ano, "mas isso não é problema". Carta de apresentação, de motivação, de humilhação. "Jovem casal procura T2 para (sobre)viver”, falta só escrever no assunto do e-mail: “por favor, escolha-nos, não aguento mais!!”.

 

Seis meses nesta aventura: Custo Justo, abre tab, Imovirtual, abre tab, Sapo.Casa, abre tab, Remax, abre tab, Olx. F5 agora, F5 daqui a 15 minutos. Bolas, distraí-me a trabalhar. A senhora já tem 30 visitas marcadas para hoje. “Mas se aparecer alguma coisa, eu contacto”. Que simpatia.

 

E é este, querida Lisboa, o estado em que te encontro. Entre a esperança e a frustração, conto as distâncias entre ti e o que está à tua volta. Já nem sei se foi o turismo, a Madonna, a especulação, a ambição dos senhorios, a valorização dos lugares mais questionáveis. Sei apenas que é cada vez mais difícil continuar contigo.

 

Insisto, resisto, não desisto. 

 

Da tua admiradora,

Catarina 

 

 

11 comentários

Diz-me coisas!